Lançamento: Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá

O livro recolhe sete entrevistas que o fundador do Opus Dei concedeu, entre 1966 e 1968 a vários meios de comunicação, como por exemplo Le Figaro e The New York Times.

Bibliografia e ensaios
Opus Dei - Lançamento: Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá

Ao longo das entrevistas recolhidas no livro, São Josemaria responde exaustivamente a perguntas sobre a Igreja Católica, o Concílio Vaticano II, o Opus Dei, a família, a universidade, etc. e termina com a homilia “Amar o mundo apaixonadamente”.

A primeira edição brasileira desta coletânea de textos de São Josemaria Escrivá foi lançada, em 1968, com o título Questões atuais do Cristianismo, título que foi mantido nas reedições sucessivas.

Decorrido já um tempo relativamente longo, pareceu oportuno à editora que o título correspondesse agora de modo mais imediato ao conteúdo do livro. Com efeito, trata-se quase exclusivamente de uma coletânea de entrevistas jornalísticas concedidas pelo Fundador do Opus Dei entre 1966 e 1968.

Embora nas entrevistas se reflita, como é lógico, o ambiente e as questões próprias da sociedade civil e eclesiástica na década de sessenta, as respostas de Mons. Escrivá mantêm, em todos os assuntos não circunstanciais, plena atualidade.

O único capítulo que não corresponde ao título atual é o último, que já constava na edição de 1968, intitulado “Amar o mundo apaixonadamente”. Trata-se de uma homilia pronunciada em 1967 no campus da Universidade de Navarra, que reflete com fidelidade a mensagem espiritual de São Josemaria e, portanto, do Opus Dei.

Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá, Editora Quadrante, São Paulo: 2016.