Imagem de São Josemaria na igreja de Santa Helena de New Jersey (EUA)

Ao regressar de Roma depois da canonização de São Josemaría, René Gochuico, da cidade de Edison (New Jersey, EUA), falou com o pároco sobre a possibilidade de entronizar uma imagem do novo santo na igreja de Santa Helena.

Ao regressar de Roma depois da canonização de São Josemaria, René Gochuico, da cidade de Edison (New Jersey, EUA), falou com o pároco sobre a possibilidade de entronizar uma imagem do novo santo na igreja de Santa Helena.

Mons. Armando Perini achou a ideia boa, e assim começou a angariação de donativos para custear a imagem. Os responsáveis da iniciativa recorreram aos amigos e vizinhos da zona que contribuíram generosamente. Em breve espaço de tempo se conseguiu mais dinheiro do que o necessário, e assim foi até possível oferecer um donativo extra para a paróquia.

A escultura de madeira foi executada na mesma localidade da Itália onde haviam sido realizadas todas as outras imagens que se encontram nesta igreja.

Quando a imagem chegou à paróquia celebrou-se uma Missa solene. Concelebraram com o pároco outros dois sacerdotes: o P.e Joseph Rossetti e o P.eJoseph Lukose. O P.e Robert O’Conor pronunciou a homilia na qual se referiu ao facto de Deus se ter querido servir-se de São Josemaría para recordar a chamada universal à santidade: “a missão do leigo é a de estar no mundo e ser outro Cristo. Tal como Nossa Senhora: dar à luz Jesus Cristo. Nisto consiste a chamada universal à santidade e é esta precisamente a missão de do Opus Dei que São Josemaría recebeu no dia 2 de Outubro de 1928”. Depois da homilia procedeu-se à benção da imagem. Durante a Missa cantou o coro da paróquia.

Terminada a cerimônia, quem queria podia visitar uma exposição gráfica e documental da vida de São Josemaría e dos seus escritos. Participaram mais de 200 pessoas do Norte, Centro e Sul do Estado de New Jersey.

O endereço da igreja é o seguinte:

St. Helena’s Catholic Church, 950 Grove Avenue, Edison, NJ 08820