“Eu era muito preguiçoso quando era estudante... E mudei”

José Luis Olaizola, prêmio Planeta de Literatura em 1983, é um dos mais profícuos autores da literatura espanhola. Decidiu encontrar-se com Deus no seu trabalho, depois que conheceu São Josemaría Escrivá na sua juventude.

Conhecer São Josemaría foi o que de mais importante aconteceu na minha vida. Tranformou-a por completo. Um pouco a contragosto, mas com grande eficácia. Eu era um jovem advogado, que não tinha outra alternativa senão levar minha família adiante, com certas atitudes de protesto, e sem entusiasmo. Havia sido bastante preguiçoso quando era estudante.

Mas mudei. Quando me dei conta de que o trabalho feito diante dos olhos de Deus era um caminho de santificação comecei a trabalhar com intensidade, mas com a metade do esforço que fazia antes. Talvez seja por isso que, desde que abandonei a advocacia e me dediquei a escrever, tenha conseguido escrever cinquenta e dois livros. Por enquanto.

Em 1964 tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Fui recebido, juntamente com a minha mulher, em Roma, e me recordo que era um padre elegante e simpático. Evidentemente, também muito santo. Sobre isto, não paira nenhuma dúvida porque a Igreja já o confirmou.

Este relato foi publicado no folheto “A alegria dos filhos de Deus”, de Alberto Michelini. © 2002 Escritório de Informações do Opus Dei.