D. Rafael Llano Cifuentes - Um sorriso que permanece

Faleceu no início da noite do dia 28 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro o Bispo Emérito de Nova Friburgo, D. Rafael Llano Cifuentes

Depois de uma longa doença, entregou serenamente sua alma a Deus, tendo recebido a Unção dos Enfermos e acompanhado da oração e do carinho de muitíssimas pessoas.

Dom Rafael Llano Cifuentes nasceu na cidade do México, a 18 de fevereiro de 1933. Durante algum tempo de sua infância morou em Cuba e depois se transferiu para a Espanha.

Licenciado em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, em 1955. Doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca, em 1956. Conheceu o Opus Dei em sua juventude na cidade de Madri e pediu admissão como Numerário em 1949.

Em Roma pôde estar muito próximo do fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 20 de dezembro de 1959.

Em 1961 inicia um fecundo trabalho pastoral no Brasil. Em 1975 esteve entre o que inciaram o trabalho do Opus Dei no Rio de Janeiro. Durante esse período dedicou-se com muita vibração ao trabalho entre os jovens, assim como entre pessoas casadas, e ao acompanhamento espiritual de muitos sacerdotes diocesanos.

Nomeado Bispo Titular de Mades e Auxiliar do Rio de Janeiro a 4 de abril de 1990, é ordenado Bispo em 29 de junho de 1990. Adotou como lema: “Omnia traham ad meipsum” (Atrairei a mim todas as coisas). Criador, na Coordenação da Pastoral da Juventude, dos denominados “Encontros Jovem-Rio” que acontecia a cada dois anos em união com o Papa nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Dom Rafael na Praça de São Pedro, durante a Canonização de São Josemaria Escrivá, 6/10/02.

Nomeado Bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo Santo Padre Papa João Paulo II em maio de 2004, tendo tomado posse no dia 20 de junho de 2004. Nomeado Bispo responsável pela Delegação Oficial do Brasil para VI Encontro Mundial do Papa com as Famílias em Maio de 2008.

Sua alegria, a pregação vibrante e repleta de viveza, seus livros, ficarão na memória de todos os que o conheceram, assim como seu zelo pastoral e dedicação aos mais necessitados.

Eleito Membro da Academia Brasileira de Filosofia no dia 04 de setembro de 2008 para a 16ª cadeira antes ocupada por Dom Estevão Tavares Bittencourt. Empossado em 18 de março de 2009. No dia 20 de janeiro de 2010 teve a sua renúncia, como bispo diocesano de Nova Friburgo, aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser bispo emérito da mesma diocese. Em 2007 foi eleito presidente do Regional Leste1 da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011.

A sua alegria, sua pregação vibrante e repleta de viveza, além de seus inúmeros livros, ficarão na memória de todos os que o conheceram, assim como seu zelo pastoral e sua dedicação aos mais necessitados e aos que se achavam longe de Deus. O seu exemplo de vida e seu carinho à Eucaristia marcaram sua trajetória e permanecem com um tesouro perene.