Do fundo do coração

Escrevo este testemunho para partilhar algo que aprendi. Estava convencida que controlava tudo na minha vida.

Terminei os estudos secundários com notas muito altas e sentia-me orgulhosa. Estava convencida de que tudo resultaria como tinha programado e que nada poderia destruir os meus planos. Primeiro problema: o meu pai ficou doente e não podia pagar os meus estudos na sua totalidade. Tive de arranjar um trabalho a tempo parcial para pagar as propinas. Uma pessoa deu-me a conhecer a Novena de S. Josemaria e, pela primeira vez, na vida tive a sensação de perder o controle. Na minha “juventude imatura”, aprendi a primeira e grande lição. Ajoelhei-me diante de Deus sem perder a esperança, procurando seguir a doutrina que tinha aprendido na minha infância – os meus pais são católicos muito praticantes – e rezei durante sete dias. Primeiro milagre: consegui um trabalho a tempo parcial na própria universidade em que estudava.

Nessa altura, 2006, comecei pouco a pouco a “perder o controle”, deixando as coisas nas de Deus, aprendendo lentamente a confiar n’Ele. Consegui harmonizar trabalho e aulas, e avançava nos estudos universitários, sempre com a Novena bem no meu coração. Passavam os anos, e tornei-me mais forte graças às aulas de formação a que assistia no campus universitário. Depois, em 2009 consegui um segundo emprego, milagrosamente, com o auxílio da mesma Novena. Nessa época S. Josemaria era o meu “herói” (não encontro uma palavra melhor para o definir). Todos os dias pedia que a graça de Deus me ajudasse a amá-lo através do meu trabalho diário. Não arranjo explicação para saber de onde me vinha a força. Em 2011 recebi o dom mais importante da minha vida (depois de Deus, claro está). Encontrei um companheiro, amigo e, depois, marido. Casamo-nos, e Deus continuava a abrir-nos as portas. O meu marido trabalhava em Mombaça e eu em Nairobi, a mais de 500 km de distância. Sendo novos e apaixonados custava-nos muito a separação. Voltei a rezar a Novena e, contra todos os prognósticos, consegui um emprego em Mombaça em 2012. O meu agradecimento para com Deus crescia sem parar. Continuei a rezar a Novena e em março de 2016 apareceu-me um emprego melhor. Este é o milagre que hoje quero partilhar.

Posso dizer que aprendi a deixar que seja Deus a orientar a minha vida, e a acreditar no poder da oração. Os ensinamentos sobre a santidade que o Opus Dei difunde continuam vivos no meu coração e continuo a rezar para poder viver segundo a mensagem do nosso Padre, S. Josemaria. S. Josemaria, rogai por nós. Obrigada.

A. K., Quênia