Discurso de despedida do Papa Bento XVI no Aeroporto de Guarulhos

O Papa Bento XVI dirigiu umas breves palavras ao vice-presidente da República, José de Alencar, num discurso rápido em sua despedida do Brasil na noite de domingo, 13 de maio, na base aérea de São Paulo, em Guarulhos (São Paulo).

"Senhor vice-presidente:

Ao deixar esta terra abençoada do Brasil, eleva-se na minha alma um hino de ação de graças ao Altíssimo, que me permitiu viver aqui horas intensas e inesquecíveis, como o olhar dirigido à Senhora Aparecida que, do seu Santuário, presidiu o inicio da 5º Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe.

Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra da Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste continente da esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo sucessor de Pedro. Peço a Deus que ajude os responsáveis, seja no âmbito religioso, que no civil a imprimir um passo decidido àquelas iniciativas, que todos esperam, pelo bem comum da grande família Latino-Americana.

A minha saudação final, repassada de gratidão, vai para o senhor Presidente da República, para o governo desta nação e do Estado de São Paulo, e para as demais autoridades brasileiras que tantas provas de delicadeza que deram-me dispensar nestes dias.

Estou também agradecido às autoridades consulares, cuja diligente atuação facilitou sobremaneira a participação das próprias nações nestes dias de reflexão, oração e compromisso pelo bem comum dos participantes a este grande evento.

Um particular pensamento de estima fraterna dirijo-o, com profundo reconhecimento, aos senhores cardeais, aos meus irmãos no Episcopado, aos sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, aos organizadores da conferência. Todos contribuíram para abrilhantar estas jornadas, deixando a quantos nelas tomaram parte cheios de alegria e de esperança --gaudium et spes!-- na família cristã e na sua missão no meio da sociedade.

Tende a certeza de que levo a todos no meu coração, donde brota a benção que vos concedo e que faço extensiva a todos os povos da América Latina e do mundo.

Muito obrigado!"