"Diga às pessoas que me ajudem"

D. Javier Echevarría contou em Burgos esta petição do Papa Francisco pedindo que todos rezassem pela viagem do Santo Padre aos países da América do Sul.

Estou muito feliz por ter vindo a Burgos. Estamos colocando os pés nas pegadas de São Josemaria. Aqui, quando chegou em 1938, vinha com muitas cargas, de alegrias também para o futuro. E também, de penas, mas que qualificava, como nos disse na véspera de suas bodas de ouro sacerdotais, que essa penas também eram alegrias.

Que busquemos aquelas pequenas renúncias; pequenas e, ao mesmo tempo, se aparece a oportunidade: as não muito pequenas. E, dessa maneira, que faremos? Faremos..., ajudar a Igreja, ajudar ao Papa... Digo-vos que pude ver-lhe no dia de São Pedro e me disse: "Diga as pessoas que me ajudem, porque sinto muito o peso".

Então vos pergunto e me pergunto: quantas vezes hoje e como o recordei?" Porque é necessário, se queremos de verdade fortificar o corpo da igreja, o Corpo Místico da Igreja, que estejamos muito unidos ao Papa, ao Pai Comum, a quem governa, ao Vigário de Cristo, ao Sucessor de Pedro. Portanto não deixeis...

Agora mesmo, todos os que estamos aqui. Note-se que é mais fácil, porque agora cada uma, cada um, pode dizer: "Senhor, ajuda ao Papa". E já estais rezando por sua pessoa e por suas intenções e, concretamento, pela viagem que vai fazer agora a América do Sul, que vai ser difícil.