Devemos muitos favores a ele

“Se Deus quiser, meu esposo, minha filha e eu assistiremos à canonização. Queremos agradecer a Deus por todos os favores que recebemos pela poderosa intercessão do Bem-aventurado Josemaría”. Apresentamos alguns relatos de favores atribuídos à intercessão do fundador do Opus Dei.

A estampa do Bem-aventurado Josemaría foi traduzida a 68 línguas. Foto: estampa em hindi (Índia)

Na home page do Comitê organizador da canonização de Josemaria Escrivá, aparece a seção “Por que vir”, na qual se publicam testemunhos relacionados com os preparativos para a cerimônia. Foi recebida, da Colômbia, a seguinte mensagem: “Se Deus quiser, meu esposo, minha filha e eu assistiremos à canonização. Queremos agradecer a Deus por todos os favores que recebemos através da poderosa intercessão do Bem-aventurado Josemaria”.

A partir do falecimento do Bem-aventurado Josemaria, em 26 de junho de 1975, começaram a chegar à sede da Prelazia do Opus Dei, em Roma, procedentes de todas as partes do mundo, relatos de favores atribuídos à sua intercessão: conversões, decisões de praticar a fundo a fé cristã, curas, favores materiais... A partir de 1992, data da sua beatificação, esses testemunhos multiplicaram-se, até chegar a dezenas de milhares.

Apresentamos alguns relatos de favores recebidos nos últimos anos e imagens procedentes de diversos países que manifestam o eco de uma devoção que a Santa Sé qualificou como “um autêntico fenômeno de piedade popular”.

Vitral da igreja paroquial de Our Lady Queen of Martyrs, em Hereford, País de Gales

Aconteceu em 26 de junho D. V., Rio Piedras, Porto Rico

O nosso filho comunicou-nos a sua decisão de casar-se civilmente com a sua noiva, que não é católica. Aflitos e preocupados, buscamos a orientação e ajuda de um sacerdote, e ele nos confirmou a gravidade da situação. Desde então, eu rezava todos os dias a oração da estampa do Bem-aventurado Josemaria, e, no dia do aniversário da sua ida ao céu, recomendamo-nos a ele com muita fé durante a Missa.

Nessa mesma noite, ao regressar a casa, o nosso filho informou-nos que acabara de falar com a noiva e que tinham decidido casar-se pela Igreja. Cumprindo com todos os requisitos necessários, eclesiásticos e civis, celebraram o Santo Sacramento do Matrimônio.

Agradecemos e louvamos a Deus, pela intercessão do Bem-aventurado Josemaria, por ter acolhido as nossas súplicas e pelas bênçãos recebidas.

Uma cura não apenas epidérmica V. M., Greenwich, Estados Unidos

No dia 9 de janeiro de 2002, por ocasião do centenário do nascimento do Bem-aventurado Josemaría, foram celebradas missas em diversos países. Na imagem, uma família durante a missa que houve em Cingapura.

O marido de uma amiga minha sofria de psoríase, uma doença de pele. Apesar dos tratamentos prescritos por diversos médicos, a sua doença não retrocedia. Não existe cura alguma conhecida, mas a minha amiga e eu começamos a rezar diariamente a oração da estampa do Bem-aventurado Josemaria pedindo ajuda para que o estado do seu marido melhorasse. Umas semanas mais tarde, ele foi a outro médico e este indicou-lhe um novo tratamento, que consistia basicamente em abster-se de certos alimentos. Os resultados foram assombrosos. Repôs-se maravilhosamente.

Rememorando estes fatos, dou-me conta de outras curas que se produziram desde que enviei a estampa à minha amiga: o seu marido voltou a frequentar a Missa dominical; ambos estão tratando de regularizar a sua situação matrimonial; o filho mais velho, que reza o terço com ela todos os dias, quer ser sacerdote; e, por último, o marido ajudou um irmão e a cunhada a voltar à Igreja.

Salvaram-se a mãe e a filha Yogyacarta, Indonésia

O Catholic Information Center de Washington tem uma capela dedicada ao Bem-aventurado Josemaría

Quando minha irmã deu à luz, sofreu uma hemorragia que a deixou em estado de coma. O aparelho que registrava os batimentos cardíacos chegou a emitir um sinal plano e um sacerdote administrou-lhe a Unção dos Enfermos. Seu marido (meu cunhado) apanhou uma estampa do Fundador do Opus Dei e rezou pedindo-lhe ajuda. Minha irmã acabou por recuperar-se e afirma que sentiu que fora realmente ajudada por aquela oração. Agora, tanto ela como seu filho passam bem. Em gratidão ao Bem-aventurado Josemaria, o menino chama-se Leonardo Ardyani Escrivá Pamungkas. Copiamos o texto da estampa e o distribuímos a centenas de pessoas próximas de nós, que a rezam habitualmente.

Assaltadas por bandidos Nairobi, Quênia

Num domingo, muito cedo, eu viajava com uma companheira a Naivasha, a cidade em que moramos, situada a 80 quilômetros de Nairobi. Era muito cedo e não havia muito tráfego, mas havia nevoeiro. Dois homens com revólveres nos detiveram. Quando eu os vi, disse ao Bem-aventurado Josemaria: “Padre, estamos em suas mãos”. A minha companheira disse-me depois que pediu: “Padre, ajude-nos”.

Retábulo do Bem-aventurado Josemaría numa capela da Catedral de Guayaquil (Equador)

Os dois assaltantes entraram no carro e pediram-nos dinheiro. Pegaram o que eu tinha, que não era muito, mas não nos fizeram nada. Após dirigir o carro por uma curta distância, saíram e deixaram-nos seguir viagem. Minha companheira tinha muito dinheiro com ela, mas eles não o levaram. Também tínhamos uma câmara de vídeo e uma máquina fotográfica, mas os bandidos não as viram.

Todos os que escutam este relato dizem que é um milagre. Sei que devo à intercessão do nosso Padre o fato de não nos terem machucado nem levado nada de valor.

Recuperou a visão perfeita H.D.O. , São Paulo

Paula, nossa filha de 18 anos, apresentou perturbações na visão em março de 1999. Submetida a exames de retinografia, foi diagnosticada a existência de uma membrana neovascular subretiniana idiopática, de causa desconhecida. O tratamento seria cirúrgico, com laser, mas, no caso, conforme informou o médico, isso era desaconselhável, pois a região da retina em que se encontrava a membrana era muito nobre e ocorreria a queima das células nervosas. Então ficou a recuperação dependendo da reação do organismo. Se a membrana não regredisse, o prognóstico era a perda da visão central, isto é, a visão das letras. Isto implicava na impossibilidade de ler ou dirigir. Até maio de 1999, houve uma perda de 30% da visão do olho direito, que apresentava o problema.

Desde o início, pedimos ao Bem-aventurado Josemaria Escrivá que intercedesse junto de Deus e concedesse a cura dos olhos da Paula. Todas as noites rezávamos a oração da estampa e colocamos uma estampa no travesseiro de Paula.

Homilias do Bem-aventurado Josemaría em árabe publicadas no ano 2000, em Beirute

A nossa fé aumentou quando se aproximou o dia 26 de junho e pedimos mais intensa e confiadamente.

No início de julho de 1999, Paula percebeu a melhora da visão. Pontos que não enxergava já se tornavam claros. Submetida a novo exame, foi constatada a recuperação da acuidade visual.

O médico ficou muito surpreso, pois não esperava essa reação tão rápida e total.

Um trabalho na minha cidade S. R., Hobart, Tasmânia

Durante os dois últimos meses, recorri à intercessão do Bem-aventurado Josemaria Escrivá para pedir uma mudança de emprego, porque, ainda que eu goste da minha profissão, com os seus deveres e responsabilidades, o ambiente de trabalho em que me encontrava vinha causando-me um profundo mal-estar.

O fundador do Opus Dei foi nomeado patrono dos pacientes diabéticos da Guatemala no ano de 2001. Editou-se um folheto para difundir a devoção ao Bem-aventurado Josemaría.

Era a primeira vez que recorria à sua intercessão, e surpreendeu-me a rapidez e a contundência da resposta. Caiu-me como que do céu o telefonema de um parlamentar que me convidava a trabalhar para ele na minha cidade.

Ao aceitar o serviço, pedi ao Bem-aventurado Josemaria que encontrasse também outro trabalho para a pessoa que eu ia substituir e, já no dia seguinte, ela recebeu de uma agência governamental uma boa proposta.

Dou graças à Virgem Maria e ao Bem-aventurado Josemaria por ter intercedido pelas minhas necessidades e ter-me ajudado a encontrar um bom trabalho e a reunir-me com a minha família e amizades.

Meus tios mudaram Yamoussoukro, Costa do Marfim

Meu tio e sua mulher, após 15 anos de convivência, separaram-se: vinham atravessando uma longa temporada de discussões e de falta de entendimento. Durante os dez anos seguintes, cada um levou a vida por conta própria. Como consequência de tudo isso, a educação dos seis filhos que tinham pareceu tomar um mau rumo. Decidi, então, tentar reconciliá-los, confiando na ajuda do Bem-aventurado Josemaria. Fiz uma novena e procurei cada um separadamente, mas ambos se manifestaram contrários a qualquer possibilidade de empreender um processo que pudesse levar à reconciliação.

Escrevi uma longa carta a cada um, e após três meses, para minha surpresa, manifestaram o desejo não só de recompor o lar como de formar um verdadeiro lar cristão. A reconciliação consumou-se, sem barulho, quatro meses após o começo das minhas tentativas. Ao agradecer ao Bem-aventurado Josemaria por esse “primeiro passo”, pedi-lhe que continuasse a ajudá-los até ao final. E penso que ele me escutou. Meu tio e sua mulher aceitaram inscrever-se em um curso de catecumenato, e após um ano de formação, que seguiram com grande interesse, o sacerdote administrou-lhes, em uma mesma cerimônia, os sacramentos do Batismo e do Matrimônio. Voltei a dar graças ao Bem-aventurado Josemaria por esse “segundo passo”, e depois pedi-lhe pela conversão dos filhos do casal. Isso parece já estar a caminho, porque todos se inscreveram em um curso de catecumenato e estão se preparando para receber o batismo. Agradeço ao Bem-aventurado Josemaria por todos estes favores.

Pico Josemaría Escrivá (Bolívia)

Não se separaram C. G. Coli, Itália

Na primavera de 1997, apareceram-me em casa a minha filha e seu marido dizendo-me que queriam divorciar-se. Fiquei desesperada, sobretudo pensando nas minhas duas netas. Nessa época, conheci uma senhora que me deu uma estampa do Bem-aventurado Josemaria. Dirigi-me a ele e pedi-lhe que intercedesse para que aqueles que Deus unira em matrimônio não se separassem. Passados vinte dias, uma de minhas netas, de doze anos, telefonou-me e contou que seus pais tinham plantado no jardim uma pequena oliveira. Não se separaram e desde então as coisas correram sempre melhor, e eu sinto uma grande paz. Reconhecendo em tudo isto uma graça recebida por intercessão do Bem-aventurado Josemaria, considero-me obrigada a deixar constância do fato.

Confessou-se antes de morrer E. L. R., Zapopan, México

Em 2001, um jornal de El Salvador publicou em fascículos Historia de um sim, uma biografia do Bem-aventurado Josemaría ilustrada, para crianças

Eu estava muito preocupada com um vizinho que estava gravemente doente havia mais de um ano e não queria reconciliar-se com Deus. Já o tinham operado do coração e dos rins, mas as feridas não cicatrizavam porque sofria de diabetes. Disse a uma comadre: “vamos pedir ao Bem-aventurado Josemaria Escrivá que não morra sem antes ter-se reconciliado com Deus”. A doença agravou-se; falavam-lhe da confissão, mas ele não a aceitava. Continuamos a rezar a novena. Por esses dias, veio a sua mãe e pediu-lhe que se confessasse porque estava muito mal; entrou em estado de coma e nós intensificamos a oração. No último dia, teve um momento de lucidez, chamou um sacerdote, confessou-se e morreu logo depois. O Padre Josemaria Escrivá tinha-nos escutado.