De volta a Roma, com a cabeça e o coração na Colômbia

Em julho e agosto, Mons. Fernando Ocáriz visitou vários países da Europa para estar com fiéis e amigos da prelazia. Voltou a Roma no dia 5 de setembro.

Depois de voltar a Roma, mons. Ocáriz celebrou a Santa Missa na igreja prelatícia de Santa Maria da Paz, onde descansam os restos mortais de São Josemaria.

Em uma reunião com pessoas de diversos países, que nestes dias estão na Cidade Eterna, mencionou a viagem do Papa a Colômbia e aconselhou aos presentes que acompanhem o Santo Padre com a oração: “podem imaginar o peso que leva, e sempre pede orações, porque sente a necessidade da oração. Temos a amável obrigação de apoiá-lo”.

Respondendo a uma pergunta sobre como amar os outros com todo o coração, explicou: “Devemos ver o Senhor nas pessoas e sempre ter em mente o que o próprio Jesus nos disse: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes”. E continuou dizendo que às vezes “pode acontecer que não sintamos a capacidade de amar verdadeiramente a todos. Nesses momentos, peçamos ao Senhor que aumente os nossos corações: saber nos interessarmos pelos outros, querer o bem dos outros, nos esforçarmos pelos outros. É algo conhecido, mas é bom recordar frequentemente das coisas que já conhecemos e que do ponto de vista espiritual são óbvias. Como disse um filósofo, muitas vezes esquecemos o óbvio, e assim vamos. E o mais obvio sobrenaturalmente deve ser – pela fé – o amor que Deus tem por nós, e às vezes nos esquecemos”.

Antes, comentando o Evangelho do dia, o prelado tinha sugerido pedir “ao Senhor que fortaleça a nossa fé, a nossa fé no amor que Ele tem por nós, a fé em que Ele está no meio de nossas vidas, que Ele guia a nossa vida, que nos deu uma luz que dá sentido a tudo o que fazemos, que nos guia no caminho, mesmo quando as circunstâncias ou os trabalhos parecerem difíceis”.