Crotona, um programa educativo no Bronx

A cada ano, 200 jovens do Bronx participam no Clube Crotona de programas educativos, nos quais aprendem a trabalhar e a pensar nos outros. Os rapazes também aprendem como adquirir virtudes, e que a generosidade e o companheirismo que se vive no Clube devem ser levados a toda a sociedade.

O Crotona Center está localizado no Bronx, o famoso bairro nova-iorquino conhecido pelo seu alto índice de criminalidade. Para Chris Pacheco, um dos participantes das atividades do Crotona, o Bronx é como um país. Numa brincadeira, pediram-lhe que dissesse o nome de um estado. A sua resposta foi rápida e espontânea: “o Bronx”, provocando amistosas gargalhadas, porque a alegria é um dos ingrediente fundamentais em todos os jogos e em todas as atividades extra-classe organizadas no Clube Crotona: a alegria de quem está fazendo algo que vale a pena junto com uns amigos.

Os participantes, jovens com idades entre 10 e 18 anos, sabem que em Crotona recebem ajuda para levar a sério a sua formação acadêmica e humana. De acordo com o coordenador das atividades do Crotona, Eddie Llull, “não estamos apenas assessorando academicamente os jovens, nem organizamos somente uns fantásticos momentos de entretenimento. A nossa missão é ajudá-los a melhorar a sua personalidade, a ser exigentes consigo mesmos, a fazer das suas vidas algo grande”.

As atividades do Crotona Center começam às 16h00, com um tempo de estudo, no qual os jovens fazem os seus deveres de casa e tiram as suas dúvidas com os mais velhos. Em seguida, vão para a sala de estar, um ambiente agradável e confortável que, como o resto da sede do Crotona — uma construção já centenária no número 843 de Crotona Park North — foi reformada recentemente graças a uma doação da companhia UPS. A reunião familiar que tem lugar na sala de estar é uma ótima ocasião para aprender a escutar e para compartilhar idéias e projetos com os outros.

Quem manda em seu filho?

Os rapazes do Bronx participam de programas educativos nos quais aprendem a desenvolver a capacidade de se controlarem e de conhecer o sentido do bem e do mal. “Eu explico a nossa intenção aos pais fazendo-lhes esta pergunta: Quem manda em seu filho? O corpo, o estômago ou ele mesmo? Se um deles rouba a caneta de outro, deveríamos rir? Não, porque alguma coisa está mal”, explica Lull.

Luis Ramos veio pela primeira vez a Crotona quando estava na 6ª série, e agora está no ensino médio. Inteligente e curioso, explica como o ajudaram no Crotona: “Aprendi a dar uma direção à minha vida. Ajudaram-me a descobrir quem sou, a lutar contra os meus defeitos sem desanimar, a compreender que devo ajudar os outros, porque todos podemos crescer como pessoas”.

Com frequência, os monitores são os únicos modelos positivos que os jovens encontrarão na vida, e em algumas ocasiões representam também a figura do pai. Apesar das situações familiares problemáticas serem comuns, os monitores devem procurar transmitir aos jovens uma visão positivas da vida. “Você não está sozinho”, dizem-lhes, “você é parte de um grupo de amigos e de uma família. É preciso olhar para as suas próprias ações pensando nos outros, consciente de que você não vive sozinho, de que tudo o que faz repercute à sua volta”. Deste modo, os jovens se familiarizam com a verdade da comunhão dos santos que ensina a fé católica.

‘Crotona Achievement Center’ é mantido por uma fundação, a ‘South Bronx Educational Foundation (SBEF)’. Muito enraizada na vida do bairro, esta iniciativa foi idéia de algumas pessoas do Opus Dei e amigos que quiseram levar à prática, com projetos concretos, as boas intenções de melhorara a sociedade. Os ensinamentos da Igreja sobre a responsabilidade social do cidadão e o espírito do Opus Dei iluminam as pessoas que impulsionam o Crotona nesse empenho.

Um investimento a longo prazo

O diretor geral do programa, John Riccobono, destaca que a formação do caráter dos jovens é o objetivo principal. Segundo ele, as atividades educativas deste tipo são como um investimento a longo prazo, que dá resultados com o tempo e cuja repercussão vai beneficiar a comunidade — neste caso, o Bronx. “Alguns jovens correspondem bem à formação e desenvolvem o seu caráter muito rapidamente. Praticamente não é necessário acompanhar muito de perto o seu desempenho escolar, porque eles mesmos se exigem”, frisa John.

As principais atividades de formação ocorrem em Crotona nos dias letivos, ainda que haja também algumas em outros horários, como as sessões de tutoria em um colégio da região, que ocorrem aos sábados e reúnem 75 alunos e 25 professores, ou o ‘Clube de Liderança e Cultura’, para estudantes do ensino médio, no verão.

“Pudemos notar uma melhora substancial em muitos dos jovens conforme o programa de verão avançava”, disse Daryn Petterson, diretor dessa atividade. “Tivemos a sorte de contar com muitos professores e poder assim sentar e falar tranquilamente com cada um dos jovens. Isso muda tudo, pois desta maneira é mais fácil conhecê-los e interessar-se pelas suas coisas. Percebemos que é muito animador para os rapazes saber que os monitores foram crianças do Bronx e do Crotona como eles o são agora”. Nasceram no mesmo “país”, diria Chris Pacheco, e agora estão prestando um importante serviço à sociedade.

Para receber mais informação ou colaborar economicamente com Crotona, entre em contato diretamente com: Crotona Center

E-mail: crotona@sbef.org

Endereço: 843 Crotona Park North. Bronx, New York 10460 (Estados Unidos)

Tel.: (718) 861-1426

www.sbef.org