Como conhecer o verdadeiro Opus Dei?

O Opus Dei realiza um amplo esforço de comunicação dedicando abundantes recursos para facilitar informação, em todos os países onde está presente. As pessoas que fazem parte do Opus Dei não escondem a sua vinculação — como não escondem que são cristãs —, mas também não fazem alarde desse fato.

Entre outras atividades de informação promovidas pelo Opus Dei, podem mencionar-se:

a) Publicação de um Boletim Oficial ( Romana ), de periodicidade semestral, com dados sobre as atividades do Prelado, nomeações, novos Centros, iniciativas apostólicas, etc.

b) Manutenção de um website ( https://www.opusdei.org ), em mais de vinte idiomas, com seções de notícias, reportagens, perguntas frequentes, Boletim de Notícias, atendimento a consultas realizadas através de e-mail e outros serviços. Na página do Opus Dei em português (versão brasileira) são atendidos mais de 300 e-mails por mês.

c) Escritórios de Informação em países dos cinco continentes. A relação completa, com endereço postal e eletrônico, telefone, etc., encontra-se na seção “ Sala de Imprensa ” da página do Opus Dei na Internet.

d) Presença no Anuário Pontifício, guias diocesanos, diretórios eclesiásticos, catálogos telefônicos, agendas de comunicação e outros documentos de consulta.

e) Edição de publicações populares de ampla difusão, com informações sobre as causas de beatificação e canonização do fundador e de outros fiéis do Opus Dei.

As instituições assistenciais e educacionais nas quais o Opus Dei atua de algum modo – através de acordos para a prestação de determinados serviços formativos, etc. – fazem constar claramente esta relação com a Prelazia em folhetos e publicações.

Os fiéis da Prelazia são conhecidos como tais em seu ambiente familiar, profissional e social. Por serem cidadãos comuns, vestem-se e comportam-se normalmente, de acordo com a respectiva condição social e situação profissional, abstendo-se de fazer uso de sinais estranhos que possam manifestar de modo artificial aspectos da sua intimidade ou de suas crenças.