Centro Social Morro Velho

Com mais de 50 anos de história, ajudando a comunidade, o Centro Social Morro-Velho é conhecido por sua missão de abrir novos caminhos para crianças, jovens e mulheres.

As atividades do Morro Velho tiveram início em 1963, quando um grupo de senhoras voluntárias se reuniu para ensinar técnicas de artesanato para que mulheres moradoras no bairro de baixa renda do Jardim Taboão-SP pudessem contribuir com o orçamento familiar, compaginando o trabalho com o cuidado de sua casa e seus filhos.
Em 1970, é inaugurada a sede do Centro Social Morro Velho, que funciona até hoje. Os primeiros cursos oferecidos foram artesanato de tapetes de arraiolo e de cizal, crochê e corte e costura. As mulheres da comunidade aprendiam a confeccionar os tapetes e, com a ajuda das voluntárias, vendiam seus produtos e geravam renda para sustentar suas famílias, o que levou a unidade firmar-se como um dos maiores produtores de tapetes de arraiolo do Brasil.

Com o passar dos anos, dos trabalhos de artesanato para mulheres que precisavam complementar a renda familiar, o Morro Velho expandiu o público atendido para jovens e crianças, gerando assim um impacto social ainda maior. Em decorrência disso, foram criados novos projetos: Primeiro Emprego para jovens, aperfeiçoamento de Cozinha e Copa para profissionais da área, o Projeto Aprender para pré-adolescentes e o Projeto Vida Nova, para mulheres gestantes.

Todas as atividades promovidas têm o grande diferencial da formação humana das beneficiárias que consiste em promover o desenvolvimento de habilidades, sociabilidade, virtudes e valores éticos, indo além da capacitação técnica. O resultado final são pessoas humanamente mais capacitadas a desempenharem um papel de liderança no ambiente em que se encontrarem, atuando de maneira honesta, responsável e feliz.

Assista a vídeo institucional do Morro Velho: