Carta do Prelado sobre a beatificação de Dom Álvaro

Faltando poucos meses para a beatificação de D. Álvaro del Portillo o Prelado do Opus Dei escreve uma carta para aqueles que estão se preparando para viver este acontecimento da vida da Igreja.

Caríssimos: que Jesus guarde as minhas filhas e os meus filhos!

À medida que passam os dias até o 27 de setembro, data da beatificação de Dom Álvaro, aumenta o meu desejo de dispor-me muito bem para esta grande festa da nossa Santa Mãe a Igreja e desta “partezinha” da Igreja; a prelazia. A mesma coisa acontecerá convosco. Recordo como Dom Álvaro nos impulsionou a nos prepararmos para a beatificação do nosso Padre, no 17 de maio de 1992. Proponho-me seguir os seus passos, muito acompanhado pela oração de todas e de todos, unindo-me pessoalmente ao que fizer cada uma, cada um.

Parece-me muito lógico que rompamos em uma sincera ação de graças a Deus, com a alegria de ver o primeiro sucessor de São Josemaria nos altares, e que este dom do Céu impulsione-nos a intensificar a petição, diariamente, pelos frutos desse grande evento para o bem das almas, e por tantas iniciativas apostólicas que os fiéis e cooperados da Obra promovem em todo o mundo.

Considero que devo ajudar-vos com algumas sugestões, também como expressão desse agradecimento. Em primeiro lugar, como preparação para essa data, e depois até o fim do ano, que cada um busque de modo pessoal algum detalhe especial de oração pela Igreja, o Papa, a Obra, de acordo com a resposta de São Josemaria. E peço-vos que também supliquemos a Deus que nos ouça nas minhas muitas outras intenções, para servir mais e melhor às almas.

Penso que esse detalhe que peço poderia ser, colocando Dom Álvaro como intercessor, rezar todos os dias, um terço a mais; ou um Lembrai-vos diante de uma imagem de Nossa Senhora no lar da família (o Centro da Obra, a casa onde cada uma ou cada um vive); ou talvez fazer uma breve visita semanal a uma Igreja dedicada a Nossa Senhora, ou onde é venerada uma imagem sua, etc.

É só uma petição paterna que comunico-vos para que, com total espontaneidade e liberdade pessoal, a nossa fidelidade a Deus, à Igreja, ao papa, etc., seja sempre mais cuidadosa. Atrevo-me a pedir-vos que a vossa ajuda seja generosa.

Com todo o afeto, abençoa-vos

o vosso Padre

+ Javier

Roma, 4 de junho de 2014.