Basta começar (9): Oferecer Oportunidades de Trabalho

O Papa Francisco lembrou muitas vezes que o trabalho dá dignidade. Neste nono vídeo da série "Basta começar. Formas de ajudar os outros", aparecem três iniciativas do Uruguai, Itália e Filipinas, que procuram preparar os jovens para entrar no mercado de trabalho.

Algumas ideias para ajudar a aproveitar melhor o vídeo, ou usá-lo em palestras, encontros com amigos, na sua escola ou na sua paróquia.

***

Perguntas para o diálogo

— Por que algumas pessoas que aparecem no vídeo relacionam a realização pessoal com o fato de ter um emprego? Por que ter um emprego muda a visão que as pessoas têm do próprio futuro?

— Como você explica que trabalhar não consiste só em realizar certas funções mas também se desenvolver interiormente?

— Você acha que é possível ajudar os colegas de trabalho enquanto se cumpre o próprio dever? Como?

— Graciela, do Uruguai, conta que estava em uma situação desesperadora, que fatos a ajudaram a continuar em frente?

Propostas de ação

— Rezar pelas pessoas desempregadas.

— Procurar que as pessoas desempregadas e suas famílias passem um momento agradável, proporcionando-lhes com discrição, pequenos serviços.

— Quando souber de vagas de trabalho, pensar se pode ser útil para informar a familiares, amigos ou conhecidos que estão desempregados.

— Colocar seus talentos a serviço dos outros, ao fazer o seu trabalho.

— Oferecer a Deus o seu trabalho também pedindo intenções específicas.

Meditar com a Sagrada Escritura

— Que vos empenheis em viver tranquilos, ocupando-vos dos vossos próprios negócios e trabalhando com as próprias mãos, como vos ordenamos (1 Tessalonicenses 4, 11)

— Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar aos fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais felicidade em dar do que em receber’” (Atos dos Apóstolos 20, 34-35).

— Paulo entrou em contato com eles. Como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – passou a morar com eles e trabalhar ali (Atos dos Apóstolos 18, 2-3).

— Em plena manhã, saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu pagarei o que for justo’ (Mateus 20, 3-4).

— Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará (João 6, 27).

— Pedimos-vos, irmãos, que tenhais toda a consideração para com aqueles que se afadigam entre vós e, no Senhor, vos presidem e admoestam. Cercai-os de estima e de extremado amor, em razão do seu trabalho (1 Tessalonicenses 5, 12-13).

Meditar com o Papa Francisco

— O trabalho é algo que vai além de simplesmente ganhar o pão. O trabalho nos dá dignidade. Quem trabalha é digno, tem uma dignidade especial, uma dignidade de pessoa (Homilia, 1 de maio de 2013)

— O valor primário do trabalho é o bem da pessoa humana, porque a realiza como tal, com as suas aptidões e capacidades intelectuais, criativas e manuais. Por isso, o trabalho não tem apenas uma finalidade econômica e de lucro, mas sobretudo uma finalidade que diz respeito ao homem e à sua dignidade. A dignidade do homem relaciona-se com o trabalho (Discurso, 20 de março de 2014).

— Trabalhar — repito, nas suas mil formas — é próprio da pessoa humana. Exprime a sua dignidade de ter sido criada à imagem de Deus. Por isso, diz-se que o trabalho é sagrado (Audiência, 19 de agosto de 2015).

— No centro de todas as questões, especialmente do desemprego, deve ser posta sempre a pessoa e a sua dignidade: por isso ter trabalho é uma questão de justiça, é uma injustiça não ter trabalho! Quando não se ganha o pão, perde-se a dignidade! Este é o drama do nosso tempo, sobretudo para os jovens, os quais, sem trabalho, não têm perspectivas para o futuro (Audiência, 25 de março de 2015).

— Entristeço-me quando vejo que há pessoas sem trabalho, que não encontram emprego e não têm a dignidade de levar o pão para casa. Alegro-me muito quando vejo que os governantes fazem grandes esforços para criar postos de trabalho a fim de que todos o tenham. Ele é sagrado, confere dignidade à família. Devemos rezar para que não falte trabalho na família (Audiência, 19 de agosto de 2015).

Meditar com são Josemaria

— Para a grande maioria dos homens, ser santo significa santificar o seu trabalho, santificar-se no trabalho e santificar os outros com o trabalho, e assim encontrar Deus no caminho da vida (Entrevistas, n. 55).

— O trabalho não é apenas um dos mais altos valores humanos e meio com que os homens devem contribuir para o progresso da sociedade; é também caminho de santificação (Entrevistas, n. 24).

— Põe um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho (Caminho, n. 359).

— Ao realizar o seu trabalho, ao exercer a profissão na sociedade, cada um pode e deve converter as suas ocupações numa tarefa de serviço. O trabalho bem acabado - que progride e faz progredir, que tem em conta os avanços da cultura e da técnica - desempenha uma grande função, que será sempre útil à humanidade inteira, desde que tenha por motivo a generosidade, não o egoísmo; o bem de todos, não o proveito próprio: desde que esteja impregnado de sentido cristão da vida (É Cristo que passa, n. 166).

— Diante de Deus, nenhuma ocupação é em si mesma grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza (Sulco, n. 487).

— A santidade que Nosso Senhor te exige alcança-se cumprindo com amor de Deus o trabalho, as obrigações de cada dia, que quase sempre se compõem de realidades corriqueiras (Amigos de Deus, n. 7).

Textos e links para mais reflexão

Seção “Jubileu da misericórdia”

Textos sobre a santificação do trabalho

Site Centro Educativo Los Pinos (Uruguai)

Site de ELFAN Onlus (Itália)

R. Vera

Dígito Identidad