Acompanhe o Sínodo sobre a família

Dos dias 4 a 25 de outubro celebra-se em Roma o Sínodo sobre a família. Oferecemos a programação e recursos para acompanhar.

O Sínodo sobre a família começou no dia 4 de outubro, mas não parte do zero. Entre o dia 15 e 19 de outubro de 2014 celebrou-se um Sínodo extraordinário que foi uma preparação, e que deixou três documentos que são a base das futuras reflexões. No dia 17 de dezembro de 2014 Francisco explicou que "os documentos oficiais que saíram do Sínodo são três: a Mensagem final, a Relato final e o discurso final do Papa, não há outros".

Como se pode acompanhar

- Textos. Sala de Imprensa do Vaticano; e o site do Pontifício Conselho para as famílias, aonde também se poderá encontrar a lista completo dos participantes do Sínodo Ordinário, que são representantes das conferências episcopais do todo o mundo.

- Vídeos. Ao vivo da Rádio Vaticana; Canal com vídeos originais do Papa com legendas

- Redes sociais: No Twitter @HolySeePress informará pontualmente os novos documentos, entrevistas e informações sobre o Sínodo; @newsva_pt oferece informação atualizada da atividade do Papa.

Agenda (Horários de Roma)

- Sábado, 3 de outubro as 19h. Vigília de oração para preparar a XIV Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos na praça de São Pedro.

- Domingo, 4 de outubro as 10h na praça de São Pedro terá lugar a solene inauguração do Sínodo com a celebração da Eucaristia. Será o ponto de partida da XIV Assembléia Geral Ordinária dos Bispos.

- Domingo, 25 de outubro as 10h30. Santa Missa de fechamento do sínodo na Basília Vaticana.

Recursos sobre a família

Alguns textos e vídeos sobre a família, publicados até o momento:

- Oração pela Família, do Papa Francisco.

- Ano mariano pela família no Opus Dei, que começou no passado 28 de dezembro de 2014 para rezar à Virgem Maria pelas família do mundo.

- Livro eletrônico "Catequeses do Papa sobre a família", com a compilação das audiências que o Papa Francisco dedicou à família durante este ano.

- Livro eletrônico sobre a educação dos filhos.

- Na seção Textos para vida cristã existem vários artigos em torno do casamento, a educação dos filhos, a transmissão da fé, escritos por especialistas em educação que tem desejo de ser uma ferramenta que ajude a todas aquelas pessoas que vivem esta realidade. E outra série de artigos sobre o amor humano.

- "Construir a família" é um vídeo de 33 minutos com ensinamentos de São Josemaria sobre a vida em família: o amor entre os esposos, o trato com os filhos, Deus na família.