“Acode prontamente à Confissão”

Se alguma vez cais, filho, acode prontamente à Confissão e à direção espiritual: mostra a ferida!, para que te curem a fundo, para que te tirem todas as possibilidades de infecção, mesmo que te doa como numa operação cirúrgica. (Forja, 192)

Vou resumir a tua história clínica: aqui caio e acolá me levanto...; este último ponto é que é importante. - Continua com essa luta íntima, ainda que avances a passo de tartaruga. Para a frente! - Bem sabes, filho, até onde podes chegar, se não lutas: o abismo chama outros abismos. (Sulco, 173)

Compreendeste em que consiste a sinceridade quando me escrevias: “Estou procurando habituar-me a chamar as coisas pelo seu nome e, sobretudo, a não tentar atribuir nomes ao que não existe”. (Sulco, 332)

«Abyssus, abyssum invocat...» - um abismo chama outro abismo, como já te recordei. É a descrição exata do modo de comportar-se dos mentirosos, dos hipócritas, dos renegados, dos traidores: como estão desgostosos com o seu próprio modo de conduzir-se, ocultam aos outros as suas trapaças, para irem de mal a pior, criando um despenhadeiro entre eles e o próximo. (Sulco, 338)

A sinceridade é indispensável para progredir na união com Deus. - Se dentro de ti, meu filho, há um “sapo”, solta-o! Diz primeiro, como te aconselho sempre, o que não quererias que se soubesse. Depois que se soltou o “sapo” na Confissão, que bem se está! (Forja, 193)

À hora do exame, vai prevenido contra o demônio mudo. (Caminho, 236)