Abertura da causa de Laura em 2013

Em 14 de junho de 2013 foi aberto em Pamplona ( Espanha) a causa de canonização de Laura Busca Otaegui.

Em 14 de junho de 2013 foi aberta em Pamplona (Espanha) a causa de canonização de Laura Busca Otaegui.

O início deste novo processo serve para aprofundar um dos eixos da pregação de São Josemaria, fundador do Opus Dei, que defendeu o matrimônio cristão como vocação específica e caminho de santidade, em plena sintonia com a doutrina do Concilio Vaticano II.

Santidade no casamento

O Postulador da causa, D. Constantino Anchel, destaca entre outras coisas, que Laura Busca foi uma mulher magnânima, com muito temperamento e compreensiva. Com a estreita colaboração de seu marido e como manifestação dos ensinamentos de São Josemaria, construiu um “lar luminoso e alegre", do qual se beneficiaram seus sete filhos, netos, parentes e amigos. Sua vida esteve marcada pela generosidade, uma realidade sustentada “no amor a Deus e aos outros que brotava de uma intensa e profunda piedade".

Com a abertura desta causa a Igreja Arquidiocesana de Pamplona proporá que se estude a vida desta Serva de Deus e se reúnam as provas necessárias para examiná-la com profundidade e determinar se pode ser considerada como exemplo e como intercessora para todos os cristãos. Sua vida pode ser, como pediu recentemente o Papa Francisco, um estimulo para a santidade no matrimônio e na sociedade atual.