A Unidade Médica Centenário

No Campus da Cidade das Crianças de Monterrey (México), a Unidade Médica Centenário oferece atendimento médico gratuito a pessoas que vêm das regiões mais necessitadas da cidade.

No "Cerro de la Silla", símbolo de Monterrey, começa a viagem de um grande grupo de pessoas que se dirigem à Unidade Médica Centenário. Um pequeno ônibus faz, duas vezes por semana, um trajeto para transportar os pacientes da colônia Unidade Piloto, uma das 24 colônias nas quais se promove a nova Unidade Médica. "A sua saúde e a da sua família são o primeiro", e outras frases similares, se escutam pelas ruas quando passa o veículo anunciando os serviços médicos oferecidos pelo consultório.

A Unidade Médica, localizada no campus da Cidade das Crianças de Monterrey, faz parte de um Centro de Desenvolvimento Social que também oferece às famílias com poucos recursos outros meios para melhorar as suas condições de vida: educação, preparação técnica, formação humana e espiritual.

A cada dia, dezenas de pessoas provenientes das zonas mais necessitadas da cidade recorrem às consultas de especialistas em medicina familiar e interna. "No início não foi fácil, tínhamos um pouco de medo - comenta uma paciente - até que vimos que os médicos e médicas eram bons. Fiquei curado com os remédios que me deram, e eu lhes agradeço por se lembrarem da nossa saúde".

Na Cidade das Crianças

A Cidade das Crianças, que se estende por um terreno de 25 hectares, era um orfanato fundado em 1951 pelo Pe. Carlos Álvarez, sustentado por toda a sociedade da região, e especialmente por um grupo de generosos empresários.

Em meados dos anos oitenta, orientou os seus esforços para resolver desde o início o problema das crianças abandonadas. O seu novo enfoque, voltado para a família e o desenvolvimento de habilidades para o trabalho, se materializou em 1986, na criação de dois centros de ensino fundamental e médio, um para meninos e outro para meninas; uma escola de orientação familiar; um instituto de capacitação para professores; várias oficinas profissionalizantes, como carpintaria, solda, computação, beleza, corte e confecção, etc. Tudo isto unido a uma profunda formação humana e espiritual, que foi confiada à prelazia do Opus Dei. Mais de 700 famílias participam hoje do trabalho formativo da Cidade das Crianças.

A peça que faltava

Desde o início da nova etapa da Cidade das Crianças, foram feitos muitos esforços para atender medicamente os garotos. Era mantida uma ficha médica de cada um (cerca de mil), e eram feitos exames médicos com certa regularidade, num escritório dedicado a esse fim.

Em 1998, surgiu a oportunidade de contar com um consultório melhor, devido ao surgimento de um doador que desejava permanecer no anonimato. Ele quis proporcionar os meios econômicos para a construção e o aparelhamento de um dispensário médico gratuito para pessoas de poucos recursos. Entrou em contato com os diretores da Cidade das Crianças, e acordou com eles a construção de uma unidade médica de cinco consultórios, sala de espera, um escritório, una farmácia e uma recepção. A cerimônia de abertura da Unidade Médica Centenário ocorreu em 19 de janeiro de 2002. O consultório deve o seu nome à comemoração do centésimo aniversário de nascimento do fundador do Opus Dei.

Procurando o lado humano da medicina

Além de procurar a saúde dos pacientes, a Unidade Médica Centenário desempenha uma missão de prevenção. Todos os semestres são desenvolvidas diversas campanhas educacionais, que abordam temas desde como criar hábitos de vida saudável até como detectar oportunamente alguns tipos de câncer.

"A dedicação deste projeto assistencial a São Josemaría - comentou o Dr. Luis Carlos Menéndez, diretor da Unidade Médica - é uma homenagem merecida e uma declaração dos princípios que orientam esse trabalho. Queremos humanizar a medicina, tratar cada paciente com a atenção e a delicadeza que teríamos com um amigo. Em suma, propomo-nos a ver em cada um - como costumava dizer o fundador do Opus Dei - o próprio Cristo".

A Unidade Médica Centenário está apenas nos começos de um trabalho assistencial que espera chegar a tornar-se, um dia, um hospital. "Contando com a ajuda de São Josemaría e com a dos colaboradores da Cidade das Crianças - destaca o Dr. Menéndez- temos a confiança de que este sonho se tornará realidade".