A paixão de São Josemaria pelo bem da família

No dia 26 de junho o prelado do Opus Dei celebrou a Missa em honra de São Josemaria em Roma. Sua homilia centrou-se na família.

Este ano a festa de São Josemaria celebra-se no marco de um ano mariano que, por desejo de D. Javier Echevarría, se está vivendo no Opus Dei para pedir à Santíssima Trindade, mediante a intercessão da Virgem, pela família e pelos trabalhos do Sínodo sobre a família que acontecerá em outubro.

Depois de mencionar este fato, o prelado do Opus Dei quis recordar alguns ensinamentos de São Josemaria sobre a família. Citando o livro "Questões atuais do cristianismo", recordou que "Devemos trabalhar para que essas células cristãs da sociedade nasçam e se desenvolvam com ânsia de santidade, com a consciência de que o sacramento inicial — o batismo — confere já a todos os cristãos uma missão divina, que cada um deve cumprir no seu próprio caminho".

Também usando palavras do fundador do Opus Dei comentou que "a família unida é o normal. Há atritos, diferenças... Mas isto são coisas banais que, até certo ponto, contribuem inclusive para dar sabor aos nossos dias. São insignificâncias que o tempo supera sempre. Depois, só fica o estável, que é o amor, um amor verdadeiro — feito de sacrifício — e nunca fingido, que os leva a se preocuparem uns com os outros".

Ao final da homilia, D. Javier Echevarría sugeriu aos presentes, especialmente aos esposos e os noivos que se casarão em breve, ter uma grande fé na ação do Espírito Santo.