"A misericórdia oferece dignidade"

Durante a reflexão do Papa Francisco nesta quarta-feira, 31 de agosto, que teve como base a narração da cura de uma mulher que sofria hemorragias, o Santo Padre elogiou a coragem e a fé desta personagem bíblica.

“Quanta fé, quanta fé tinha esta mulher. Considerada impura por causa das hemorragias e, por isso, excluída das liturgias, da vida conjugal, das relações normais com o próximo: era uma mulher descartada pela sociedade”.

“Jesus admirou a fé desta mulher que todos evitavam e transformou a sua esperança em salvação. Não sabemos o seu nome, mas as poucas linhas com as quais o Evangelho descreve o seu encontro com Jesus delineiam um itinerário de fé capaz de restabelecer a verdade e a grandiosidade da dignidade de todas as pessoas”.

"Cristo vê a mulher que se aproxima meio escondida e lhe dirige um olhar de misericórdia e ternura que salva."

“Isto significa que Jesus não somente a acolhe, mas a considera digna deste encontro ao ponto de oferecer-lhe o dom da sua palavra e da sua atenção”.

Coragem, filha, tua fé te salvou. Um estímulo de Cristo que ecoa hoje.

“Este ‘coragem, filha’ exprime toda a misericórdia de Deus por aquela pessoa e por todas as pessoas descartadas. Quantas vezes nos sentimos interiormente descartados pelos nossos pecados, fizemos muitos, fizemos muitos... E o Senhor nos diz: ‘coragem, vem, para mim não és um rejeitado. Coragem filho, tu és um filho e uma filha’. Este é o momento da graça, do perdão, momento de inclusão na vida de Jesus, da Igreja, de misericórdia. Hoje o Senhor diz a todos nós, grandes ou pequenos pecadores (todos somos pecadores): ‘vem, coragem, não és mais descartado, eu te abraço, eu te perdoo’. Assim é a misericórdia de Deus. Temos que ter coragem e ir até Ele, pedir perdão dos nossos pecados e seguir em frente com coragem como fez esta mulher”.

Este abraço de Cristo liberta:

“Um descartado sempre faz algo escondido: ou durante toda a vida. Pensemos nos leprosos daquele tempo, ou nos sem-teto de hoje, pensemos nos pecadores, a nós pecadores, sempre fazemos algo em segredo, como se tivéssemos a necessidade de agir assim porque nos envergonhamos daquilo que somos: e Cristo nos liberta disso, e nos coloca em pé: ‘levanta, vem, em pé. Como Deus criou-nos: Deus criou-nos em pé, não humilhados. Em pé."

Antes de conceder a benção, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça: em particular os sacerdotes do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma, os tripulantes da Marinha do Brasil e os fiéis de Vitória.

Vatican Radio