A figura do Prelado

O prelado do Opus Dei dirige a prelazia em sua missão de difundir a chamada universal à santidade e de promover o apostolado dos fiéis da prelazia.

Prelado
Opus Dei - A figura do Prelado

Desde a sua origem o Opus Dei tem um caráter de família marcante; por isso, na vida do Opus Dei, o Prelado é chamado simplesmente de Padre.

O governo do Opus Dei corresponde ao Prelado, como Ordinário e Pastor próprio da Prelazia. Vela para que as disposições da Santa Sé sejam seguidas fielmente e para que o direito e os costumes da prelazia sejam cumpridos.

A sua autoridade é limitada à tarefa apostólica peculiar da Prelazia. Os fiéis leigos do Opus Dei dependem do Prelado no que se refere à missão da prelazia, ou seja, os compromisso espirituais, formativos e apostólicos que assumem livremente; e, como os outros leigos de sua diocese, permanecem sujeitos à jurisdição do Ordinário local em assuntos de sua competência. os Sacerdotes da Prelazia dependem exclusivamente do Prelado.

O Prelado exerce a sua solicitude pastoral por meio de conselhos e exortações; e também através de normas e preceitos.

Para designar o prelado do Opus Dei convoca-se um congresso geral eletivo. A nomeação corresponde ao Papa. O cargo é vitalício.