A Eucaristia: Senhor, creio firmemente que estás aqui realmente presente

Barcelona, 26 de novembro de 1972. S. Josemaria recorda que Jesus está presente na Eucaristia. Rezar perante o sacrário com esta atitude é fazer um ato de Fé.

Digo-vos que participeis sempre que puderdes na Santa Missa; pois no altar ninguém preside, é Cristo que está, Cristo! É o sacerdócio sempiterno de Cristo. Eu, que sou o último sacerdote do mundo, empresto a Jesus Cristo a minha pessoa e a minha palavra. E digo "este é o meu Corpo, este é o meu Sangue". E Ele esconde-se, vindo sob o aspeto do pão e do vinho, esconde-se nas Espécies Sacramentais.

Dizei-lhe muitas vezes com um ato de fé que vos saia de dentro: "Senhor, creio que estás aí realmente presente, com o teu Corpo, com o teu Sangue, com a tua alma, com a tua Divindade". E pensai em tudo o que sabeis dele, porque sois leitores assíduos do Evangelho. E vivei algumas daquelas cenas que os evangelistas relatam. E reagi como tivésseis reagido se tivésseis estado naqueles tempos com Ele, porque Ele está agora: Jesus Christus heri et hodie, et in saecula; Jesus Cristo, o mesmo que é hoje, era ontem e será sempre.

Senhor: sei que vives, que estás aí escondido por amor

E vive. Senhor: sei que vives, que estás aí escondido por amor. Eu irei fazer-te um pouco de companhia todos os dias. Mas... Propósitos, sim, propósitos! Eu não falo por falar. Digo coisas certas; e confio na vossa retidão, E confio na vossa fé de cristãos, fazei o propósito de ir cumprimentar o Senhor todos os dias, mesmo que seja apenas com uma genuflexão, e um "Amo-te", certo?

E também, nas vossas almas em graça, há toda essa maravilhosa certeza da inabitação de Deus. Ali está o Espírito Santo atuando, para não vivermos vida de animais, mas sim vida de cristãos: vida sobrenatural. Podemos ir procurar Deus no nosso coração, com o Espírito Santo, o Pai e o Filho, a Trindade na sua totalidade. E fazemos oração, falamos.

E se não nos vem nada à cabeça, dizei-lhe que não vos vem nada à cabeça, "Senhor, eu sei isto, creio, amo-te, espero em ti! Aumenta-me a fé! Não sei dizer-te nada!" E já estais a fazer oração: segui por aí um pouquinho de tempo, ireis por bom caminho.