A esperança do cristão

“O Céu é a meta da nossa senda terrena. Jesus Cristo nos precedeu e é lá que (...) espera a nossa chegada”. Apresentamos alguns textos do Bem-aventurado Josemaría acompanhados de um vídeo no qual o fundador do Opus Dei responde, num encontro no Peru em 1974, à pergunta: “O que podemos fazer para entender melhor o Céu?”

Cresçamos em esperança, que deste modo alcançaremos a nossa fé, verdadeiro fundamento das coisas que se esperam e garantia das que não se possuem (Hebr XI, 1). Cresçamos nesta virtude, que é suplicar ao Senhor que aumente a sua caridade em nós, porque só se confia deveras no que se ama com todas as forças. E vale a pena amar o Senhor. Todos sabem por experiência, tanto como eu, que uma pessoa enamorada se entrega com toda a segurança, com uma sintonia maravilhosa, em que os corações pulsam num mesmo querer. E o que será o Amor de Deus? Não sabemos que por cada um de nós morreu Cristo? Sim, por este nosso coração, pobre, pequeno, consumou-se o sacrifício redentor de Jesus.

O Senhor fala-nos frequentemente do prêmio que nos conquistou com a sua Morte e com a sua Ressurreição. Vou preparar-vos um lugar. E quando eu me houver ido e vos tiver preparado o lugar, de novo voltarei e vos levarei comigo, para que onde eu estiver estejais vós também (Jo XIV, 2-3). O Céu é a meta da nossa senda terrena. Jesus Cristo nos precedeu e é lá que, em companhia de Nossa Senhora e de São José — a quem tanto venero —, dos Anjos e dos Santos, espera a nossa chegada.

Amigos de Deus, 220

Como será maravilhoso quando o nosso Pai nos disser: Servo bom e fiel, porque foste fiel nas pequenas coisas, eu te confiarei as grandes: entra na alegria do teu Senhor! (Mt XXV, 21). Esperançados! Esse é o prodígio da alma contemplativa. Vivemos de Fé, e de Esperança, e de Amor; e a Esperança nos torna poderosos. Lembrai-vos de São João: Eu vos escrevo, jovens, porque sois valentes, e a palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno (1 Jo II, 14). É o próprio Deus que nos apressa, para a eterna juventude da Igreja e da humanidade inteira. Podemos transformar em divino tudo o que é humano, assim como o rei Midas convertia em ouro tudo o que tocava!

Não o esqueçais nunca: depois da morte, há de receber-vos o Amor. E no Amor de Deus ireis encontrar, além disso, todos os amores limpos que houverdes tido na terra. O Senhor dispôs que passássemos esta breve jornada da nossa existência trabalhando e, como o seu Unigênito,fazendo o bem (Act X, 38). Peçamos a Santa Maria, Spes nostra, que nos inflame na aspiração santa de morarmos todos juntos na casa do Pai. Nada nos poderá preocupar, se decidirmos ancorar o coração no desejo da verdadeira Pátria: o Senhor nos conduzirá com a sua graça e levará a barca, com bom vento, a tão claras ribeiras.

Amigos de Deus, 221