21 anos do Seminário do Setor de Serviços

Há 21 anos, a AFESU vem promovendo e o CCP Casa do Moinho vem realizando o “Seminário do Setor de Serviços” que tem como objetivo valorizar e aprimorar as profissões de serviços e, com isso, ampliar o influxo benéfico que estes profissionais exercem sobre as pessoas e as instituições, através do desenvolvimento de valores humanos.

Participam do evento, alunas de escolas hoteleiras, de enfermagem ou profissionais que trabalham nessa área e tem como intuito, aperfeiçoar os conhecimentos profissionais, através da apresentação de trabalhos.

Este seminário é uma fase prévia do “Congresso Internacional Incontro Romano” que se realiza anualmente em Roma (www.incontroromano.it). Os melhores trabalhos do Seminário são encaminhados ao Congresso, para serem avaliados e selecionados.

O Incontro Romano é promovido pela “Associazione Centro Elis” que desenvolve projetos sociais e educativos na Itália e em outros países. A participação neste Congresso traz uma vivencia enriquecedora, por estar dirigido a estudantes e jovens profissionais de escolas hoteleiras, além da troca de experiências com outras pessoas da área de serviços, de outros países.

Todos os anos, trabalhos são enviados para o Incontro Romano e o brasil já obteve vários prêmios: do 1º. ao 3º. lugares, o que motiva muito para participar todos os anos.

Em 2016, foi realizado na Casa do Moinho, o XXI Seminário do Setor de Serviços com o tema “Modelando um mundo acolhedor”, que é o mesmo tema do Incontro Romano 2017. Participaram do evento cerca de 120 pessoas de várias localidades: São José dos Pinhais, Londrina, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, além de estudantes e profissionais de São Paulo. Contamos, pela 1ª.vez, com a participação de 2 professoras da UNIP que muito nos honraram com a sua presença.

Foram apresentados 13 trabalhos e o vencedor, escolhido pela Banca Examinadora, foi o do Centro de Formação Profissional Vértice – Rio de Janeiro, com o título: “Além das palavras”, retratando muito bem o acolhimento que foi o tema central do Seminário. Neste ano também houve uma votação do público, dando destaque ao vídeo do Centro de Educação Profissional Os Pinhais, com o título “Construindo a cultura do acolhimento”.

Trabalho ganhador, "Além das palavras", do Centro de Formação Profissional Vértice – Rio de Janeiro

O Seminário do Setor de Serviços tem contribuído para a formação pessoal das alunas e profissionais, tanto no aspecto técnico-profissional quanto humano. As grandes empresas estão descobrindo a necessidade de valorizar cada vez mais o setor de serviços, principalmente, a tudo que se refere ao campo da “hospitalidade”. Desta forma, novos horizontes vão se abrindo e, através de um bom prestígio profissional, alcançam uma revalorização das profissões de serviços dentro da empresa e da sociedade.