Falece Dora del Hoyo, a primeira numerária auxiliar

Dora nasceu em 1914 em Boca del Huérgano (Espanha). Mudou-se para Roma em 1946, para colaborar com a administração doméstica do primeiro centro do Opus Dei na capital italiana. Os seus restos mortais repousam na Cripta da Igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz.

No último dia 12 de janeiro, D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, concelebrou na Basílica de Santo Eugênio o solene funeral de Dora del Hoyo, diante de fiéis dos cinco continentes.

Dora del Hoyo nasceu em 1914 em Boca del Huérgano (Espanha). Conheceu o Opus Dei quando tinha 29 anos, em Madri, na administração da Residência de La Moncloa. Ela foi a primeira mulher que pediu a admissão no Opus Dei para dedicar-se profissionalmente a atender os trabalhos domésticos dos centros do Opus Dei, no dia 18 de março de 1946, na cidade de Bilbao, para onde havia ido com o desejo de ajudar no início da Residência Abando.

A pedido de São Josemaría, em 27 de dezembro de 1946 se mudou para Roma, para colaborar na administração doméstica da sede da Prelazia, e na formação das moças que tinham de aprender como desempenhar esses trabalhos com competência. Desde então, Dora del Hoyo residiu estavelmente em Roma, e proporcionou a São Josemaría uma preciosa ajuda, também em outros países, como Inglaterra, França e Irlanda.

Depois que São Josemaría foi ao Céu, ela continuou a formar, com a sua atividade profissional, a mulheres mais jovens, vindas de todo o mundo, desta forma sendo também um apoio para o primeiro sucessor do fundador do Opus Dei, D. Álvaro del Portillo.

Na Cripta

A competência e a abnegação que sempre demonstrou no trabalho fizeram com que fosse conhecida em mais de cinquenta países, e que fosse muito querida pelas pessoas que têm devoção a São Josemaría. Por isso, o atual prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, dispôs que os seus restos mortais repousem na Cripta da Igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz, em Roma, junto a São Josemaría e a D. Álvaro del Portillo.

Deste modo, muitos dos que a conheceram ou admiram a função que desempenhou no Opus Dei, poderão manifestar-lhe a homenagem do seu afeto e agradecimento.