Carta do Prelado sobre a beatificação

Por ocasião do anúncio da data e lugar da beatificação de D. Álvaro del Portillo, o Prelado do Opus Dei escreveu estas palavras.

Queridíssimos: que Jesus guarde minhas filhas e meus filhos!

Com agradecimento a Deus, comunico-vos que ontem à tarde, pouco depois de regressar da Índia, recebi a confirmação de que o Santo Padre Francisco concedeu, acolhendo a um pedido que lhe dirigi – considerando o número elevado de pessoas que desejam ir à beatificação do queridíssimo venerável D. Álvaro –, que essa cerimônia tenha lugar em Madri, em 27 de setembro de 2014. Além disso, dá-se a circunstância de que este ano, quando acontecerá esse evento nessa cidade, coincide com o centenário de seu nascimento, precisamente na capital da Espanha, no dia 11 de março de 1914. Por outro lado, segundo a praxe que está vigente desde o 20 de setembro de 2005 – Bento XVI estabeleceu que o Papa só presida as cerimônias de canonização –, a beatificação será celebrada pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal Ângelo Amato.

Embora mais adiante se concretizarão outros detalhes sobre os diversos atos em Madri e em Roma, urgia-me transmitir-vos essa notícia, que nos enche de alegria, que nós queremos viver dirigindo-a à glória de Deus, e ao serviço da Igreja e das almas.

Peço-vos que, nesta fase de singular alegria, vos unais à minha gratidão ao Papa, pela decisão de que se proceda a beatificação desse bispo – para todos nós, em anos anteriores, como nosso irmão; e depois Padre – que tanto amou e serviu a Santa Igreja. Rezemos já, a partir de agora, a Dom Álvaro pelas intenções do Santo Padre: a renovação apostólica e o serviço a Deus de todos os cristãos, a promoção e ajuda dos mais necessitados, o próximo Sínodo sobre a família, a santidade dos sacerdotes, e tantas petições que ele dirige ao Povo de Deus.

Sugiro que aproveiteis estes meses que antecedem à beatificação – eu também o farei – para seguir bem de perto as pegadas de D. Álvaro: passos de fidelidade ao Senhor, à Igreja, ao Papa, a São Josemaria, às suas irmãs e irmãos, aos seus amigos, aos seus filhos na Obra. Ao considerar tantos pontos luminosos de sua vida, e conhecer melhor os seus escritos, procuremos imitar o seu amor a Deus e aos outros, o seu desejo de cumprir sempre e em tudo a Vontade divina, o seu zelo apostólico e a sua capacidade de servir as almas, assim como a sua disponibilidade para conduzir em primeira pessoa a carga santa da Obra, que agora está em vossas mãos e nas minhas.

D. Álvaro infundia paz nos corações. Trata-se de algo que muitas pessoas que conviveram com ele – ou o conheceram através dos vídeos de suas tertúlias e viagens pastorais – comentam. Minha filha, meu filho: vamos suplicar-lhe agora que nos consiga de Deus um profundo gaudium cum pace no coração, também para aquelas pessoas que em algum momento tiveram contato com o trabalho do Opus Dei. E roguemos, além disso, ao próximo Beato pela paz no mundo, marcado por tanta guerra e conflito.

Com todo carinho vos abençoa

vosso Padre

+ Javier

Roma, 22 de janeiro de 2014