Sakura, uma católica do Japão

Sakura Kawaguchi vive na cidade de Nagasaki. Tem 28 anos, é casada e tem uma filha. Ajuda o Opus Dei na ilha e agradece a formação cristã que lhe permite manter viva a sua fé.

Sakura Kawaguchi, cooperadora do Opus Dei, com o seu marido e filha

Conheci a Obra quando tinha 15 anos, num retiro para jovens na paróquia de Tsukumi. Naquele dia estava mau tempo, e acabei por ser só eu a assistir. Mesmo assim, o sacerdote deu as meditações e pude confessar-me.  

Quando lhe contei que gostaria de estudar culinária, falou-me da escola Mikawa Cooking School, em Nagasaki. Nessa escola, além de aprender a arte da restauração, compreendi que podia ser santa no meio do mundo.  

Depois de me formar no curso, trabalhei em restaurantes e cafetarias. Agora, casada e com uma filha, cuido do meu pequeno lar. Estou muito feliz por pôr carinho nestes trabalhos. 

"Vejo a necessidade de ter uma sólida vida de fé e de continuar com a minha formação cristã. Por isso me agradou a ideia de ser Cooperadora do Opus Dei".

Com a minha vocação para o matrimónio vejo também a necessidade de ter uma sólida vida de fé e de continuar a minha formação cristã. Por isso me agradou a ideia de ser Cooperadora do Opus Dei.  

Coopero com o Opus Dei no Japão

Rezo ao início da manhã, e assim começo o dia com uma atitude mais positiva. Peço a Deus especialmente por três alunas da Mikawa de quem sou madrinha de Batismo. Rezo também pela Obra e dou um pequeno donativo.

Semanalmente vou ao centro do Opus Dei para receber aulas de formação cristã e direção espiritual com um sacerdote.

Esses momentos servem-me para viver a fé durante a semana, de modo concreto, real e fácil de pôr em prática. Sei que se permitir, é muito fácil que me deixe levar pelos valores e modas do momento.  

Gostaria muito que o Opus Dei fosse conhecido em todas as dioceses do Japão e que em todas elas houvesse um centro da Obra.  

Devido ao trabalho do meu marido, há possibilidade de que tenhamos de nos mudar para outra cidade e preocupa-me que seja para um local onde a Obra não esteja. Sei que, então, serei eu quem terá que dar a conhecer o Opus Dei.

“Mães de Mikawa”

Com alunas formadas na Mikawa Cooking School e várias amigas, iniciámos uma rede através da Internet, em que vamos tocando temas sobre educação dos filhos com muitas pessoas, especialmente mães com filhos pequenos que têm pouco tempo disponível ou que vivem noutras cidades.