Biografia do Papa Francisco

Reproduzimos a biografia oficial do novo Papa, editada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, por ocasião do conclave.

Informação de news.va e vídeo de Rome Reports

O cardeal Jorge Mario Bergoglio, S.J., arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Ordinário para os fiéis de Ritos Orientais residentes na Argentina que não tenham ordinário próprio, nasceu em Buenos Aires a 17 de dezembro de 1936. Estudou e diplomou-se em Engenharia Química, para depois abraçar o caminho do sacerdócio e entrar no seminário de Villa Devoto.

A 11 de março de 1958 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, estudou Humanidades no Chile e em 1963, regressado a Buenos Aires, licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do Colégio «São José» de São Miguel.

De 1964 a 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé, e em 1966 ensinou a mesma matéria no colégio de El Salvador de Buenos Aires.

De 1967 a 1970 estudou Teologia na Faculdade de Teologia do Colégio «São José», em São Miguel, onde se licenciou.

Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.

No ano letivo de 1970-71, superou a terceira provação em Alcalá de Henares (Espanha) e em 22 de abril fez a profissão perpétua.

Foi professor de noviços em Villa Barilari, em São Miguel (1972-1973), professor da Faculdade de Teologia, Consultor da Província e Reitor do Colégio Massimo. A 31 de julho de 1973 foi eleito Provincial de Argentina, cargo que exerceu durante seis anos.

Entre 1980 e 1986, foi reitor do Colégio Massimo e da Faculdade de Filosofia e Teologia da mesma casa e pároco da paróquia do Patriarca São José, na diocese de São Miguel.

Em março de 1986 foi para a Alemanha para concluir a sua tese de doutorado e os seus superiores enviaram-no para o colégio de El Salvador, e depois para a igreja da Companhia de Jesus, na cidade de Córdova, como diretor espiritual e confessor.

Em 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano recebeu na catedral de Buenos Aires a ordenação episcopal das mãos do cardeal Antonio Quarracino, do Núncio Apostólico D. Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Luján, D. Emilio Ogñénovich.

Em 13 de junho de 1997 foi nomeado Arcebispo coadjutor de Buenos Aires, e em 28 de fevereiro de 1998, Arcebispo de Buenos Aires por sucessão, após a morte do cardeal Quarracino.