“A porta da fé”: carta de Bento XVI

O Santo Padre escreveu uma carta sobre a fé. “Porta fidei” convida os cristãos a redescobrir o valor de suas crenças. Também convocou um ano da fé, que iniciará em outubro de 2012.

Nesta semana, tornou-se pública a Carta Apostólica "Porta Fidei", datada de 11 de outubro, com a qual Bento XVI institui no “Ano da Fé”. O documento consta de 15 pontos.

“Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária.”

"Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes sectores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas.".

No ponto 4, informa-se que no Ano da fé começará o 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concilio Vaticano II, e terminará na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013.