Educar os jovens na fé

Há alguns dias, na Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma, Bento XVI falou sobre o tema: "A alegria da fé e a educação das novas gerações".

Em sua reflexão, o Papa afirmou que "educar as novas gerações na fé é uma grande e fundamental tarefa, a que toda a comunidade cristã está chamada", e que, por ser "especialmente difícil, é mais urgente do que nunca".

"A certeza e a alegria de nos sabermos amados por Deus devem ser palpáveis e concretas para cada um de nós, sobretudo para as novas gerações que estão entrando no mundo da fé".

O Santo Padre referiu-se à importância de que as novas gerações experimentem que a Igreja "é como um grupo de amigos no qual pode-se confiar realmente, que está próximo de nós em todos os momentos e circunstâncias da vida, (...) que jamais nos abandonará, nem sequer na hora da morte, porque leva consigo a promessa da eternidade".

Os jovens e os adolescentes, continuou, "devem ser libertados do preconceito que se está difundindo de que o cristianismo, com os seus mandamentos e as suas proibições, põe muitos obstáculos à alegria do amor; de modo particular, impede que o homem e a mulher gozem com plenitude daquela felicidade que encontram no amor recíproco. (...) Os dez mandamentos não são um conjunto de "não", mas um grande "sim" ao amor e à vida. O amor humano precisa ser purificado, amadurecer e ir mais além de si mesmo: somente assim pode ser totalmente humano e tornar-se o começo de uma alegria duradoura e verdadeira, para responder à exigência de eternidade que leva dentro de si, à qual não pode renunciar sem trair-se. Esse é o motivo substancial pelo qual o amor entre o homem e a mulher realiza-se plenamente somente no matrimônio".

Bento XVI sublinhou que o tema da verdade "deve ocupar um espaço central". Com a fé, disse, "acolhemos e aceitamos aquela Verdade que a nossa mente não pode compreender totalmente e não pode possuir, (...) e permite-nos alcançar o Mistério em que estamos imersos e encontrar em Deus o sentido definitivo da nossa existência".

Outra dimensão da fé, continuou o Papa, "é a de confiar numa pessoa: não em qualquer pessoa, mas em Jesus Cristo", que "preenche o nosso coração, dilata-o e enche-o de alegria, impulsiona a nossa inteligência para horizontes inexplorados, oferece à nossa liberdade seu ponto de referência decisivo, libertando-a das angústias do egoísmo e fazendo-a capaz do autêntico amor".

Mais tarde, fazendo referência ao progresso da ciência, o Papa disse que "frequentemente apresenta-se em contraposição às afirmações da fé, provocando confusão e tornando mais difícil que a verdade cristã seja acolhida". Nesse sentido, assinalou que "o diálogo entre a fé a razão, quando é feito com sinceridade e rigor, oferece a possibilidade de perceber de forma eficaz e convincente o caráter racional da fé em Deus - não em qualquer Deus, mas no Deus que foi revelado por Jesus Cristo - e, além do mais, mostra que em Jesus Cristo encontra-se o cumprimento de todas as autênticas aspirações humanas".

Depois de ressaltar que, além da experiência da fé, "existe um espaço privilegiado em que se realiza esse encontro de forma direta (...): a oração", o Papa pediu a toda a Igreja de Roma, particularmente às almas consagradas, que sejam "assíduas na oração" e que adorem "a Cristo vivo na Eucaristia, enamorando-se cada vez mais d'Ele, que é o nosso irmão e amigo verdadeiro, o Esposo da Igreja, o Deus fiel e misericordioso que nos amou primeiro. Dessa maneira, os jovens estarão preparados e disponíveis para acolher o seu chamado, se os quiser totalmente para Ele, no sacerdócio ou na vida consagrada".

"Na medida em que nos alimentamos de Cristo e nos enamoramos d´Ele - finalizou -, sentiremos o estímulo de levá-Lo a outros: a alegria da fé não a podemos guardar só para nós, mas devemos transmiti-la. Isso é especialmente necessário e urgente perante o esquecimento tão estranho que hoje há de Deus, em tantas e tão amplas partes do mundo, e de certa forma também aqui em Roma.

    Vatican Information Service